Astrobiologia – Vida além da Terra

modelo com moleculas
Título original: Astrobiology — Life beyond Earth
Ano 2013
The Great Courses
nota 7

Apesar do título do episódio do curso conter a palavra astrobiologia, o Professor Laird Close concentra as suas explicações nos aspectos químicos necessários para a vida em algum planeta.
Como nosso conhecimento está focado na pesquisa que envolve a química da água e carbono, é difícil fugir deste conjunto para imaginar diferentes possibilidades para a vida. As alternativas química, com a vida baseada em silício parecem não ser tão maleáveis em termos de possibilidades da diversidade química, se comparado com a versatilidade do elemento carbono.
A água também é um coriga nesta história. Suas propriedades oriundas das interações intra e intermoleculares garantem um grande intervalo de temperatura na qual a substância permanece na fase líquida. Além disso possui uma menor densidade quando sólida, permitindo que o gelo flutue sobre a água líquida; apesar da possibilidade contrária também ainda ser interessante em termos da vida.
O episódio ficou um pouco variado e difuso em relação aos temas abordados, assim perdendo força na qualidade das explicações do Professor Laird.

Assista um vídeo sobre a série

Escreva um comentário