Origem da vida terrestre

moleculas
Título original: Origin of Terrestrial Life
Ano 2013
The Great Courses
nota 9

Ouvir de professor especialista no assunto que não se sabe com certeza as condições em como surgiu a vida na Terra pode ser um pouco frustrante para quem esperava um curso com respostas sobre o assunto. E é natural que se admita desconhecimento sobre um assunto no qual a ciência ainda busca por detalhes necessários para se ter um melhor entendimento do surgimento da vida na Terra.
Mesmo sem uma resposta pronta, é interessante poder participar do percurso científico da busca por este tipo de informação. Professor Laird Close, da Universidade do Arizona, mostra dados atuais e informações consolidadas sobre as características da vida primitiva; demonstrando assim que a vida na Terra necessitou de alguns requisitos básicos para florescer – citando a necessidade de água, energia, e os átomos carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.
Também são abordadas as questões envolvendo o RNA, DNA, autoreplicação, enzimas, processos autocatalíticos e surgimento de membranas primitivas. Peças estas necessárias para se imaginar possíveis cenários de origem da vida.
No próximo episódio será tratada a temática da astrobiologia, e a possível vida em outros planetas.

Assista um vídeo sobre a série

Escreva um comentário