Evidências da vida primitiva na Terra

estromatolitos
Título original: Evidence of the First Life on Earth
Ano 2013
The Great Courses
nota 8

A Terra já tem mais de 4,5 bilhões de anos, e a vida surgiu logo no primeiro bilhão de existência do nosso planeta. Mas quais são as evidências que suportam dados de uma era tão distante?
É neste contexto que o Professor Laird Close, da Universidade do Arizona, apresenta este episódio do curso ‘Life in our Universe’ do The Great Courses.
Como não é possível encontrar fósseis de vida primitiva, pela inexistência de ossos ou conchas sofisticadas, o professor Laird mostra informações sobre a geologia e a química da Terra primitiva e do seu desenvolvimento e alterações durante todos esses bilhões de anos.
Os dados apresentados envolvem vulcões e sua importância na alteração da atmosfera terrestre com o lançamento de gases efeito estufa; o movimento da placa tectônica e seu duplo papel em revelar e esconder as evidências da vida primitiva; os longos ciclos de abvsorção e liberação de dióxido de carbono nos oceanos e crosta terrestre; bem como as amplas variações de temperatura ocorridas durante todos esses processos.
Laird Close promete no próximo episódio do curso tratar um pouco mais sobre o surgimento da vida complexa no planeta.

Assista um vídeo sobre a série

Escreva um comentário