Os super poderes do sal – A Grande História

sal em fundo verde
Título original: The Super Power of Salt – Big History
Ano 2013
History Channel
nota 7

O primeiro episódio da série ‘Big History’ deu sinais de fraqueza da execução do que seria uma boa ideia. O assunto escolhido – o sal – rendeu algumas correlações muito rápidas e relativamente soltas para a proposta.
O ritmo das animações e explicações lembra muito a série ‘O Universo’, também do History Channel, no abuso das animações rápidas e das frases grandiosas. Salvo pela agradável narração feita pelo ator Bryan Cranston, o Walter White da série Breaking Bad
A primeira informação foi certeira na auto promoção americana, elogiando a ‘bravura’ americana na construção do antigo canal Erie, que teria dentre as diversas funções o propósito do transporte do sal.
Para não dizer que foram apenas erros, o episódio conseguiu abordar um pouco de cada evento importante na humanidade no qual o sal teve algum papel chave, como as revoluções na Índia, a construção da muralha da China, e a Revolução Francesa, por exemplo. Além de comentar sobre a impopular ideia dos governantes conseguirem recursos pela taxação do comércio do sal.
Vamos ver se os próximos episódios da série conseguem ser um pouco melhores.

Palestra na TED sobre o projeto Big History (com legendas em português)

One Response

  1. LOURDES MARIA set 19, 2015

Escreva um comentário