Luz, calor e eletricidade – Precisão: A medida de todas as coisas

fluxo de lava
Título original: Light, Heat and Electricity – Precision: The Measure of All Things
Ano 2013
BBC
nota 10

A precisão e o controle sempre foram fatores essenciais no desenvolvimento científico e tecnológico. A padronização das medidas de energia – em especial da luz, do calor e da eletricidade – tornaram-se cruciais com o advento das máquinas a vapor. Como controlar a fúria energética e impedir que as caldeiras explodissem violentamente? Controlando e medindo precisamente a quantidade de energia produzida durante a operação!
Como já dito nos dois episódios anteriores da série, a busca pela precisão também sempre esteve alinhada com a questão comercial e econômica. Um dos exemplos mais claros pode ser visto na busca por um método preciso em realizar uma cobrança justa sobre a quantidade de energia elétrica que havia sido utilizada por um consumidor no advento da distribuição de energia elétrica.
Somente com medidas precisas de energia é que temos a possibilidade de ter a qualidade de dados oriundos de satélites, que se baseiam em ondas eletromagnéticas para investigar o que ocorre na superfície terrestre. E fazem isso com uma precisão absurda, medindo as mais tênues variações de temperatura, altitude, magnetismo, pressão, umidade, etc.
Uma revelação curiosa, para os leigos em termodinâmica, é que a ciência ainda busca uma forma mais precisa de medição da temperatura, já que os tradicionais termômetros não fornecem dados acurados o suficiente. E os pesquisadores fazem isso investigando a propagação do som em um gás; em uma união curiosa entre ondas sonoras e temperatura.
Vale lembrar que a série faz parte do acervo da TV Escola e esteve recentemente em exibição no canal. Infelizmente não está disponível para assistir online pelo site (da TV Escola).

Trecho do episódio.

Episódios:
Tempo e distância
Massa e móis
– Luz, calor e eletricidade

Escreva um comentário