Caçando as bactérias do pesadelo

documentário sobre medicinata
Título original: Hunting the Nightmare Bacteria
Ano 2013
PBS

Desde os primeiros casos de bactérias resistentes a todos tipos de antibióticos tem se falado no problema de um grande avanço de infecções que não podem ser tratadas de nenhuma forma adequada, e que representariam grande risco ao paciente.
O perigo é real e atual.
O episódio da série Frontline da rede americana PBS acompanha o desenrolar da história de 3 casos clínicos de pessoas que enfrentaram a situação desesperadora de não ter nenhum antibiótico que funcionasse adequadamente para seus casos.
Como é típico neste tipo de programa sobre a medicina eles deixam para contar sobre o resultado dos casos apenas no final do episódio, prendendo a audiência. E funciona.
O que atrapalhou a qualidade do documentário foi o tom de voz e as caretas estranhas do apresentador Will Lyman.
Mesmo com o problema sendo ventilado pelos especialistas em medicina e saúde pública, não existe um interesse forte dos governantes em lidar com esta situação; e pouco é visto em termos de pesquisas realizadas pelas empresas farmacêuticas.
A falta de interesse da indústria vem do alto investimento no desenvolvimento de uma droga e no seu baixo uso no início da comercialização; pois os médicos preferem deixar as novas drogas como coringas em suas estratégias de tratamento de pacientes que enfrentam situações de infecções multi resistentes.
O estranho também foi ouvir de um especialista na área que existem poucos dados sendo coletados sobre infecções bacterianas. Ou seja, mesmo os EUA que costumam ser paranóicos e coletores de todos os tipos de dados, pouco fazem para observar esta preocupante situação.
Aparentemente a PBS prepara uma sequencia para este episódio, abordando a presença de antibióticos nos alimentos.

Trailer do programa

reprodução de bactérias

Escreva um comentário