Impactos – Portadores da morte… ou a vida

pedaçoda imagem de um asteroide
Título original: Impacts — Bringers of Death… or Life
Ano 2013
The Great Courses
nota 6

Professor Laird Close explica como os asteroides são marcantes na história da Terra. Tanto para trazer a destruição, como para proporcionar novos caminhos para a vida.
O episódio inicia com uma lembrança de um período em que a Terra sofreu uma série de impactos de diversos corpos celestes (asteroides, cometas), em uma época denominada de Intenso Bombardeio Tardio (Late Heavy Bombardment) em um período de 4,1 a 3,9 bilhões de anos (no passado).
Laird Close mostra como algumas simulações computacionais dão um modelo do que pode ter acontecido com nosso Sistema Solar para ter provocado este Intenso Bombardeio Tardio.
Outro aspecto destacado é a intensidade deste tipo de evento, que gera uma grande quantidade de destruição e transferência de energia para a Terra. Causando assim uma mudança nos rumos da vida.
Para exemplificar, é lembrado o grande evento da extinção dos dinossauros, demarcado pela camada K-T (atualmente dito como limite K-Pg) e sua grande quantidade de irídio; traços de um grande impacto de asteroide na região de Yucatan, no México.
Laird Close relata ainda como as agências espaciais tentam realizar um rastreamento de todos objetos próximos da Terra, que tem dimensões maiores do que 1km de diâmetro; e como seria difícil deter um desses objetos caso estivesse em rota de colisão com o planeta Terra.

Assista um vídeo sobre a série

Escreva um comentário