Marshmallows, macacos e mortalidade

doce tipo marshmallow bem coloridos
Título original: Marshmallows, Monkeys, and Mortality – Scientific Secrets for Self-Control
Ano 2013
The Great Courses
nota 7

Pessoas quem tem baixo auto controle podem tem problemas de relação amorosa e problemas para seguir regras sociais. Isso é fortemente apontado em estudos de longa duração (mais de 20 anos) com voluntários.
Professor C. Nathan DeWall relata como o auto controle pode ter um papel ainda mais fundamental no sucesso de uma pessoa, até mais do que o tradicional QI. A relação é tão forte que uma pesquisa encontrou que o controle do impulso pode ser duas vezes mais determinante do que o QI.
Um conceito chave é aprender e ter domínio para conseguir atrasar uma gratificação. Esperar mais tempo e ter paciência para conseguir uma recompensa maior no futuro. Por exemplo, se você precisa aprender uma língua para fazer um curso no exterior, que ocorrerá só daqui a dois anos, fica difícil manter o foco no estudo da língua; sempre parece que existe tempo suficiente e que a recompensa do futuro está muito longe para merecer esforço total agora.
Não só os humanos tem habilidades de controle dos impulsos. Nathan DeWall conta que chimpanzés e ratos também tem essas habilidades; e mais interessante é que ratos jovens tem mais dificuldades em contar os impulsos. Tão humanos esses ratos! 🙂
Um exercício proposto no episódio é tentar rastrear as atividades diárias e quantificar quanta dedicação de controle e determinação pessoal essas necessitam. Isso servirá de base ao final do dia para que você consiga chegar a um resultado e acompanhar o progresso no treino de seu auto controle.

Vídeo da série

Escreva um comentário