Sucessos e falhas no auto controle

saboroso bolo chocolate
Título original: Self-Control Successes and Failures – Scientific Secrets for Self-Control
Ano 2013
The Great Courses

nota 7

Professor C. Nathan DeWall mostra nesta parte do curso uma série de pessoas que seriam bem sucedidas no auto controle e determinação em alcançar um objetivo. Ele cita exemplos do esporte, da política e do meio artístico. Michale Phelps e Stephen King estão entre os citados como pessoas determinadas em alcançar certos objetivos.
Na sequência comenta sobre casos de pessoas que cederam a alguma tentação. E é citado o caso de David Petraeus, militar americano que foi pego em um caso extraconjugal, isto apesar de aparentar ser uma pessoa com muito auto controle.
Com este ponto e contra-ponto, o Professor C. Nathan DeWall alega que devemos estudar o sucesso e o fracasso para poder entender melhor o assunto e encontrar boas táticas para resolução de nossos deficiências no auto controle.
Um dos pontos importantes, citados no episódio, é o constante auto monitoramento; para saber como nos sentimos e o que realmente desejamos naquele momento – pensando em algo maior, e não apenas no prazer imediato da ação impulsiva (que sabemos internamente não ser a mais adequada para o momento).
O estranho disso tudo é que você precisa de força de vontade para ter auto controle; mas é justamente esse par que buscamos. Como ter um se não temos o outro? É o paradoxo de uma boa dieta; sabemos o que devemos fazer, mas a ação constante e diária é que é o ponto complicado nesta questão.

Vídeo da série

Escreva um comentário