Por que é tão difícil fazer o que devemos?

imagens de cupcakes
Título original: Why Is It So Hard to Do What We Should? – Scientific Secrets for Self-Control
The Great Courses
nota 8

Professor C. Nathan DeWall, da Universidade do Estado da Florida, mostra porque temos tanto problema para controlas nossos impulsos? Dados indicam que comumente as pessoas falham em 50% das vezes que tentam controlar seus impulsos em alguma situação.
Uma das principais ideias defendidas neste episódio é que temos uma espécie de energia limitada para sustentar o controle e a tomada de decisões. Uma vez que utilizamos muito esse recursos, apresentamos uma espécie de fadiga do controle, e acabamos cedendo a alguma tentação que tentávamos evitar. Outras teorias são também citadas, mas esta ganha mais apoio durante o decorrer do vídeo.
Para dar a fundamentação científica Nathan DeWall descreve uma série de experimentos científicos que foram feitos com voluntários; que demonstrariam e defenderiam os argumentos citados anteriormente.
Outros aspectos salientados são a importância do café da manhã e de boas horas de sono para que consigamos ter um bom auto controle e uma boa capacidade decisória durante o decorrer do dia.
Um exercício proposto ao final é de escrever dia a dia o que você considera como valores fundamentais na vida, o que te move e te deixa feliz. E assim, pare e pnese sobre esses valores que considera fundamentais.

Vídeo da série

Escreva um comentário