A Terra primitiva e sua Lua

fotografia da lua noturna
Título original: The Early Earth and Its Moon
Ano 2013
The Great Courses
nota 9

A relação da Terra com a Lua, o surgimento do nosso satélite natural e a sua importância para o desenvolvimento da vida terrestre são discutidos pelo Professor Laird Close, da Universidade do Arizona.
Em todo o episódio a Terra é sempre tomada como referência exclusiva de vida, o que torna as explicações um pouco restritas, ignorando assim possibilidades de vida em ambientes um pouco mais extremos ou diferenciados. No entanto, parece que isto é feito para facilitar a condução da linha de explicação, e não como um erro ou bitolação do Professor.
Um dos destaques é a ‘Hipótese do grande impacto’ para explicar o surgimento da Lua e sua atual posição e relação com a Terra.
Laird Close também ressalta que a Lua tem importância como um gerador de marés, que podem ter sido auxiiares na incubação de vida primitiva em poças presentes nas prais, causadas pelo ir e vir das marés. Além da função estabilizadora de movimentos realizada pela Lua sobre a Terra.
A ausência de um grande núcleo de magma da Lua também é usada como gancho para falar da relação entre o campo magnético terrestre e sua função protetora da atmosfera da Terra. Formando uma espécie de escudo contra a incidência constante dos ventos solares.

Episódios
– Existe vida em outros lugares em nosso universo?
– Bang! Um Universo Construído para a Vida
– Nasce Uma Estrela. Formação do Sistema Solar

Assista um vídeo sobre a série

Escreva um comentário