Existe vida em outros lugares em nosso universo? – A vida no nosso universo

aulas sobre a vida no universo
Título original: Is There Life Elsewhere in Our Universe? – Life in Our Universe
Ano 2013
The Great Courses
nota 9

Professor Laird Close, da Universidade do Arizona, apresenta a introdução do curso ‘A vida no nosso universo’ da ‘The Great Courses’, que consiste em 24 episódios de 30 minutos sobre os recentes avanços no entendimento da possibilidade de existência de vida no nosso Universo.
Por ser introdutório, o episódio aborda as diversas questões sobre os diversos tópicos que constarão no curso.
Laird começa citando que tanta a existência de vida, como a possível exclusividade de vida somente na Terra – em todo o Universo – são aspectos igualmente intrigantes, que merecem atenção total.
Apesar de ser um tópico extremamente curioso e intrigante, são poucas as Universidades no mundo que possuem centros de estudos relacionados à astrobiologia e origem da vida. Talvez por serem questões que aparentemente não tenham aplicação prática um pouco mais imediatas; sejam tratados com um pouco de desdém pela academia – isto se relacionado com o poder de alguma descoberta realizada na área.
O início do episódio relata em como avançamos na velocidade de atualização da computação e da qualidade das câmeras digitais; tecnologias essas essenciais para o avanço da astronomia.
A série irá passear por áreas como a astronomia, química, geologia e biologia; relacionando todas na busca de respostas.
É algo estranho pensar que ainda não temos as respostas, digamos, definitivas; mas a própria busca já é uma jornada sensacional.

Episódios
– Existe vida em outros lugares em nosso universo?
– Bang! Um Universo Construído para a Vida
– Nasce Uma Estrela. Formação do Sistema Solar

Trailer oficial da série

Escreva um comentário