Chuva negra

chuva em poça
Título original: Black Rain – Fruitless Data on the A-Bomb Survivors
Ano 2012
NHK
nota 9

Horas após a explosão da bomba nuclear em Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, a localidade foi afetada em muitas partes por uma intensa chuva de aspecto negro. Era resultado da união da chuva com as cinzas radioativas criadas durante a explosão.
O Hiroshima Peace Memorial Museum tem em seu acervo uma janela que ainda guarda as marcas escuras da chuva negra; e análises deste material revelam que ele contém urânio e outros materiais radioativos liberados durante a explosão atômica.
O triste desta história é que os dados que revelam ligações entre esta chuva negra e o aumento de casos de câncer nunca foram totalmente liberados e divulgados pelas autoridades envolvidas. Mesmo após tantas décadas após ter ocorrido o evento.
Estudos recentes com dados obtidos revelou então uma forte e inegável relação entre os sintomas fortes de intoxicação por radiação e o fato da pessoa ter sido atingida pela chuva negra.
Na ocasião mais de 13.000 pessoas foram atingidas pelo evento, e sofreram sem uma resposta oficial dos orgãos cometentes.
O que um dos sobreviventes diz sobre o caso é marcante, ele diz não sentir nada além de ressentimento.

Escreva um comentário