Super vapor – Maravilhas Modernas

nuvem brancaTítulo original: Super Steam – Modern Marvels (episódio 16 de 16a temporada)
Ano 2010
History Channel
nota 8

O episódio inicia com os clássicos do mundo do vapor, as locomotivas e os carros movidos a vapor. Apesar da história das locomotivas ser muito vasta, pouco foi dito sobre elas. Mas em compensação somos presenteados por belas demonstrações de alguns equipamentos da coleção do famoso apresentador e colecionador Jay Leno.
Leno também mostra que tem belas peças na coleção da era em que boa parte das indústrias era movida por alguma máquina a vapor.
Após algumas considerações dispersas sobre o poder do vapor, o episódio desloca sua atenção para os usos modernos do poder do vapor. E aqui vemos como empresas lucram com a construção de equipamentos de limpeza que usam basicamente vapor como força de limpeza. Também relatam sobre o aquecimento de vários prédios na região de Manhattan, que dependem de um sistema centralizado de distribuição de calor na forma de vapor.
Surpresas finais ficam por conta de uma indústria de purificação de água, que inclusive produz água mineralizada para consumo humano. E os entusiastas pelo vapor, em uma área também conhecida como steampunk.

Escreva um comentário