Segredos roubados – A Bomba Vermelha

abertura do documentário
Título original: Stolen Secrets – The Red Bomb
Ano 1994
Discovery Channel
nota 9

A determinação da União Soviética em dominar a tecnologia da bomba nuclear foi total. O empenho foi tal que conseguiram realizar o primeiro experimento de explosão 2 anos antes do que previam os americanos. Pois estes já haviam descoberto que os segredos nucleares do projeto Manhattan haviam sido roubados pelo cientista e espião Klaus Fuchs.
Boa parte do episódio da série trata de como os russos conseguiram unir as peças do quebra-cabeça das informações que conseguiam obter da América. Até mesmo um livro publicado pelos americanos com informações científicas, tidas como básicas, foram elementos que ajudaram no rápido avanço tecnológico da União Soviética.
A tarefa não era fácil. Em uma nação arrasada pelos intensos combates durante a Segunda Guerra Mundial foram necessários ainda mais sacrifícios da população em nome de uma ensandecida corrida armamentista.
A neurose pelo segredo e medo de ser visto como espião levou até a uma tragédia entre os membros da equipe russa. Um dos participantes do projeto perdeu um dos livros que continham informações importantes, e sem ter como explicar que não tinha vendido os segredos, optou pelo suicídio.

Trecho do documentário

Escreva um comentário