Armageddon eletrônico

imagem meramente ilustrativa
Título original: Electronic Armageddon – National Geographic Explorer (episódio 14 da 24a temporada)
Ano 2010
National Geographic Channel
nota 8

Um pulso eletromagnético de altíssima intensidade pode prejudicar uma infinidade de equipamentos do nosso mundo moderno. Basicamente todo o sistema de transmissão de energia seria afetado e todos equipamentos que tivessem algum tipo de microchip poderia sofrer algum dano.
Este episódio da série ‘National Geographic Explorer’ anuncia que um pulso eletromagnético poderia ser de origem nuclear, em uma bomba que explodisse em elevada latitude, ou ainda de origem Solar. Um risco real, que preocupa tanto militares como civis.
Com um pulso de origem nuclear, as pessoas não seria diretamente afetadas. Mas se estivessem em um avião, um carro em alta velocidade ou ainda em um hospital. poderia significar risco de morte imediata.
Imagine se algum país de grande porte tivesse que sobreviver algumas semanas sem energia elétrica. Todo sistema de produção industrial seria severamente afetado, todo transporte de alimentos pararia (caminhões também tem computadores de bordo), boa parte do abastecimento de água seria interrompido pela parada do sistema de bombas… e tudo que você possa imaginar de problemas iriam surgir.
Uma forte emissão eletromagnética já foi testada no projeto chamado de ‘Starfish Prime’, que testou a explosão de uma bomba nuclear em elevada altitude, no ano de 1962. O teste foi feito em uma época que não éramos tão dependentes de chips e tecnologias avançadas; mas mesmo assim causou alguns transtornos.
Alguns grupos de pesquisa testam formas de minimizar os danos, com verificação da melhor forma de proteger um sistema eletrônico. E nesta linha uma das principais preocupações é na proteção de servidores de internet, que podem conter informações estratégicas importantes, sendo necessário que aguentem situações as situações mais extremas possíveis.
Um pulso eletromagnético de origem nuclear é algo um pouco mais distante no cenário político atual; mas temos lembrar que o Sol está em uma época de elevada atividade, e pode nos presentear com uma ejeção de massa coronal que resulte em uma dessas crises.
O irônico é que quanto mais avançado for o país, mais vulnerável será em uma situação como essa.

Escreva um comentário