Ponto de inflexão nuclear

captura do site
Título original: Nuclear Tipping Point
Ano 2010
nota 7

A preocupação com a disseminação da tecnologia nuclear, e o medo de que a tecnologia caia nas mãos de cada vez mais pessoas. Possibilitando que até mesmo terroristas suicidas consigam deter uma arma super poderosa. Levou a um grupo de americanos a criar uma organização que defende o banimento completo de todo tipo de material e arsenal nuclear.
A organização fundada para esta finalidade foi a ‘Nuclear Threat Initiative (NTI)’, que teve as suas atividades iniciadas em 2001, pela organização de Ted Turner e Sam Nunn.
Fazem parte do grupo diversos ex-secretários americanos de segurança e estratégias nucleares. Ou seja, os próprios envolvidos anteriormente com a corrida armamentista dizem agora arrependidos e focados em levar o mundo a uma situação de banimento do uso de qualquer tipo de ameaça nuclear.
Como os próprios integrantes da organização revelam, será uma tarefa complicada convencer a todos países abandonarem suas armas nucleares; principalmente quando o próprio EUA não parece dar um primeiro passo.
Mesmo não vendo o fim do túnel, é necessário avançar rumo à meta – é a mensagem do documentário.

O documentário, com 55 minutos de duração, está disponível gratuitamente online, em licença Creative Commons.

Veja mais detalhes sobre a ação em
http://www.nucleartippingpoint.org/

Escreva um comentário