O mercador do terror – Segredos nucleares

Título original: The Terror Trader – Nuclear secrets
Ano 2006
BBC
nota 10

Como que países com ouca pesquisa científica e poucos recursos conseguiram desenvolver a tecnologia necessária para construção de armas nucleares? Esta pode ser a dúvida de um leigo neste assunto da história sócio-política mundial.
Boa parte da resposta está na figura de Abdul Qadeer Khan, mais citado como Dr. A. Q. Khan, engenheiro metalúrgico e cientista nuclear. Que, durante sua estadia para estudos e trabalho na Europa, conseguiu por as mãos em diversos detalhes tecnológicos e científicos nucleares.
Ao retornar sorrateiramente para o Paquistão, Dr. A. Q. Khan iniciou a montagem de uma estrutura de um centro de laboratórios e pesquisa nuclear na localidade de Kahuta.
Em negociações que visavam a obtenção de lucro pessoal, Khan foi responsável direto ou indireto na distribuição da tecnologia para vários outros países, como Coréia do Norte, Líbia e Irã.
E um dos motivos dele não ter sido impedido pelo governo americano era pela necessidade dos EUA em manter boas relações com o governo paquistanês, principalmente durante os conflitos na região, na Guerra do Afeganistão.

Episódios:
– O espião de Moscou
– Superespião
– Super Bomba
– Vanunu e a Bomba
– O mercador do terror

Escreva um comentário