A maior bomba do mundo

cogumelo nuclear
Título original: World’s Biggest Bomb
Ano 2010
National Geographic Channel
nota 10

Após o final da Segunda Guerra Mundial os EUA detectaram um forte abalo sísmico que possuia uma assinatura característica de uma enorme explosão. E isso significava uma coisa – os russos haviam desenvolvido uma bomba nuclear!
Para não ficar atrasado em termos de tecnologia militar, os americanos decidiram por força total em um novo projeto, de desenvolvimento de uma bomba baseada principalmente em fusão do hidrogênio.
O poder deste tipo de artefato é tamanho que preferencialmente deve ser testado longe do território, e para isto foi escolhido o Atol de Bikini, no Oceano Pacífico.
No atol, entre os anos de 1946 e 1958, foram testadas 23 bombas nucleares. Destas, a mais relevante foi a missão de nome ´Castle Bravo´, que consistiu em testes de um novo modelo de bomba de fusão, baseada nos isótopos de lítio 6 e lítio 7.
A previsão de força da explosão no projeto Castle Bravo foi excedida em 2,5 o poder previsto inicialmente. Gerando uma chuva radioativa que atingiu ilhas próximas e um navio pesqueiro japonês. Resultando em protestos de governantes e pressão pelo banimento de explosão em nível do solo.
Até hoje o atol é um lugar abandonado e não adequado para a permanência humana, tamanha o índice de radioatividade no local.

Escreva um comentário