Vanunu e a bomba – Segredos nucleares

rosto do vanunu (da wikipédia)
Título original: Vanunu and the Bomb – Nuclear Secrets
Ano 2007
BBC (em co-produção com National Geographic Channel e NDR)
nota 10

O Estado de Israel nunca admitiu oficialmente deter a tecnologia e qualquer tipo de arsenal nuclear. E é com todo este segredo e cortina de fumaça que circula o episódio desta série.
Mordechai Vanunu (John Crossman, nome de batismo) dizia deter informações super secretas de Israel de um suposto centro de pesquisas e desenvolvimento de armas nucleares. Queria contar tudo ao mundo. Munido de fotografias e informações foi a procura de jornalistas para revelar tudo o que sabia.
O problema é que tal informação parecia estranha aos jornalistas. Como conseguir confirmar a história? Seria ela verdadeira? Ou mais uma forma de Israel simular que possuia uma tecnologia superior em termos militares? Talvez, um blefe bem arquitetado.
Tudo tem muita aparência de um filme de espionagem; com belas mulheres seduzindo o informante, para conduzí-lo a uma uma armadilha. Imperdível para quem aprecia o gênero.
Revelando um pouco do desenrolar da história; o resultado é que até hoje não sabemos ao certo o que aconteceu naquela época. Com consequências que reverberam até hoje no equilíbrio político-militar.
E Vanunu continua com sua liberdade parcialmente restrita após enfrentar anos de prisão, sendo liberto do presídio em 2004.

Episódios:
– O espião de Moscou
– Superespião
– Super Bomba
– Vanunu e a Bomba
– O mercador do terror

Escreva um comentário