A caminho da eternidade

logotipo de documentário
Título original: Into Eternity: A Film for the Future
Ano 2010
nota 10
Você está agora no túnel. Este lugar, não é um lugar de honra. Nenhuma façanha estimada é comemorada aqui. Você não deveria estar aqui.
Você está se dirigindo a um lugar onde nunca deveria ir. O que está lá, é repulsivo e perigoso. O perigo ainda estará presente, no seu tempo, assim como está no nosso. Por favor, retorne e nunca volte. Não há nada aqui, para você. Não siga.

Você obedeceria esse aviso? A curiosidade e a vontade de ver o que está sendo guardado com tanto alarde, é grande!
Esse é o desafio atual quanto À questão do lixo nuclear. Como guardar imensas quantidades de resíduo radioativo em um local seguro? E isso por aproximadamente 100.000 anos; que é a permanência do perigo da radiação. Será que alguém, no futuro, não poderia invadir o depósito e sofrer as graves consequências da radiação, sem saber?
O documentário ‘A caminho da eternidade’ entrevista vários especialistas, que de alguma forma estão envolvidos com a criação do depósito de resíduos nucleares ‘Onkalo’, localizado na costa oeste da Finlândia. E, para surpresa de alguns, boa parte das perguntas abertas no episódio ficaram sem uma boa resposta. Sinalizando que mesmo os especialistas estão lidando com algo de uma complexidade ímpar.
‘A caminho da eternidade’ lembra muito o filme ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’ em seu estilo de filmagem e compasso.

Trailer

Escreva um comentário