Superespião – Segredos Nucleares

fotografia de Klaus - meramente ilustrativa
Título original: Superspy – Nuclear Secrets
Ano 2007
BBC (em co-produção com National Geographic Channel e NDR)
nota 10

Um episódio inteiramente baseado em dados coletados em agências de espionagem, revela o impressionante papel do espião Klaus Fuchs na entrega dos segredos do Projeto Manhattan, da bomba atômica, aos russos.
Fuchs era um cientista responsável pelos cálculos teóricos relacionados com o projeto secreto americano de construção da bomba atômica. Por estar diretamente ligado à equipe de pesquisa, Fuchs tinha acesso a muitas informações sobre a bomba atômica, podendo estas serem usadas como ponto de partida por qualquer outros país de grande porte que conseguisse os esquemas.
A profunda, e não publicamente revelada, ideologia de Klaus Fuchs de apoio ao comunismo, o levou a pensar que a União Soviética também deveria ter a chance de construir armamentos nucleares; achando que isso traria um maior equilíbrio global na área militar. Nenhum país deveria deter sozinho tamanho poder – pensava ele.
A União Soviética já conhecia sobre os planos americanos de desenvolvimento de uma super bomba, mas as condições da nação na época não davam espaço para investir tantos esforços necessários para a construção de um arsenal nuclear. E nisto Fuchs foi peça chave, fornecendo o impulso necessário para acelerar o projeto russo.
Mesmo com o tardio arrependimento de Fuchs, que percebeu que suas convicções não estavam mais tão voltadas ao comunismo, foi condenado e preso, permanecendo vários anos na prisão.

Episódios:
– O espião de Moscou
– Superespião
– Super Bomba
– Vanunu e a Bomba
– O mercador do terror

Escreva um comentário