O escoteiro nuclear

captura de tela do doc
Título original:
SEE RANK
The Nuclear Boy Scout


Ano 2003
nota 8

David Hahn é um apaixonado pela ciência, quase um fanático incontrolável. Consome informações científicas onde elas estejam, principalmente sobre física e química nuclear. E foi por isso que ele foi tema central de um documentário.
Hahn começou com seus experimentos relacionados com material radioativo quando pretendia receber o distintivo de escoteiro que era relacionado com o conhecimento sobre a temática nuclear. Mas o distintivo apresentava desafios mais abstratos ao tema. Nada de experimentos perigosos. Mas Hahn não achou graça e foi buscar compulsivamente materiais acessíveis (nos EUA), que contivessem pequenas quantidades de substâncias radioativas. Coletou mais de 300 detectores de fumaça, que continham isótopos de Amerício, buscou várias mantas de lampião à gás para extrair o tório, comprou diversos relógios antigos que continham o elemento rádio em seu mostrador.
A quantidade de material coletado foi o suficiente para construir uma pequena fonte radioativa, forte o suficiente para preocupar o próprio Hahn. Decidido então a se livrar o problema que tinha causado, foi encontrado casualmente pela polícia e denunciado por posse de material perigoso.
Apesar dos perigos e custos de limpeza do pátio de sua casa, o jovem Hahn acabou não sendo condenado severamente, na época, por seus atos ilícitos. Mas recentemente, após a data deste documentário, ele foi pego novamente tentando obter mais material radioativo. E desta vez ele aparentava ter problemas de saúde, talvez pela prolongada exposição à sua paixão!

Esta é uma história de como uma obsessão pela ciência pode ir longe demais.

Escreva um comentário