Azul – História da arte em três cores

título com fundo azul
Título original: Blue – A History of Art in Three Colours
BBC
Ano 2012
nota 8

A natureza oferece naturalmente com certa facilidade várias cores que servem como pigmentos em pinturas. As cores provenientes de minerais encontrados no solo resultam em uma gama de cores mais concentrada em tons de vermelho e amarelo. Mas e o azul? Onde encontrar o azul?

O pigmento azul era raro e consequentemente muito valorizado na antiguidade. Uma das primeiras fontes de um azul intenso eram as rochas lápis lazuli, encontradas onde atualmente é a região do Paquistão.

A raridade e exclusividade do azul fazia com que fosse reservado para motivos nobres; e um destes motivos era na coloração do manto da Virgem Maria, que recebia a honra do azul profundo, quase como um sequestro dos céus.

Na era do Renascimento, pintores como Tiziano Vecellio começaram a usar o azul de uma forma menos religiosa e mais ampla. Dando espaço para o azul fluir, ilustrando o mar e o céu.

Em épocas mais recentes da história da arte, o azul ganhou destaque nas fases iniciais da carreira de Picasso, ilustrando a dor pela perda de um amigo próximo. Até a fixação pela busca do puro azul pelo artista francês Yves Klein.

Episódios:
Ouro
Azul
Branco

Trecho oficial

One Response

  1. Regina Bernini out 2, 2015

Escreva um comentário