Ouro – História da arte em três cores

barra de ouro, moedas e título
Título original: Gold – A History of Art in Three Colours
BBC
Ano 2012
nota 9

O ouro pode não ser imediatamente percebido como uma cor, lembramos dele mais como um metal precioso. Mas o apresentador da série, James Fox, mostra como o ouro sempre seduziu a humanidade; tanto que não sabemos quando a primeira grama de ouro foi extraída do solo.

James Fox inicia o programa em uma visita ao cofre de ouro do Banco da Inglaterra. Rodeado por toneladas do metal o apresentador está tão fascinado que chega falar baixinho, quase como se estivesse em um local sagrado.

Em diversas culturas o ouro foi utilizado na arte e na religião, talvez pelo seu brilho constante imutável e semelhante ao brilho do Sol. E nesta arte o Egito Antigo é um dos melhores representantes, tanto na reverência ao papel sagrado do ouro, quanto pelo domínio das técnicas de extração e manipulação do metal. Um pouco ajudados pela sorte de habitarem uma região geográfica que abrigava ricas reservas do mineral.

A decadência do Egito Antigo e de Roma, que deu lugar ao Cristianismo, diminuiu temporariamente o apego religioso ao ouro; já que os cristãos pregavam constantemente que a luxuria deveria ser um pecado banido entre os seguidores. No entanto o ouro lentamente reassumiu seu papel sedutor, retornando à cultura cristã por meio das artes e iluminuras. Mas desta vez com um papel de representação das coisas imateriais e do poder divino; ironicamente talvez não muito diferente do acreditado pelos egípcios.

Após a incubação no cristianismo, a ouriversaria fixou-se como arte na Europa, mais especificamente na cidade de Florença, na pessoa do ourives Benvenuto Cellini – polêmico e acusado de cometer vários crimes – responsável por diversas obras primas, como um saleiro a pedido de Francisco I de França, como uma representação do poder econômico advindo da taxação do comércio de sal.

A ambição pelo domínio do valor e dourado sedutor também levou diversos alquimistas a dedicarem anos ou até mesmo décadas na busca de uma técnica de transmutação. Nunca verdadeiramente atingida, e apenas imitada por meio da galvanoplastia, desenvolvida por George Richards Elkington, que recobria utensílios de uso cotidiano com uma finíssima camada de ouro, possibilitando a popularização da arte.

Episódios:
Ouro
Azul
Branco

Trecho oficial

Escreva um comentário