A busca pela inteligência artificial


Título original: The Hunt for AI – Horizon
Ano 2012
BBC

O cérebro humano permanece ativamente, por anos e anos, aprendendo sobre o meio em que vive, absorvendo informações incessantemente. Será que alguma máquina projetada – também pelos humanos – poderia simular esta impressionante capacidade?

Marcus Du Sautoy, professor de matemática na Universidade de Oxford, percorre centros de pesquisa pelo mundo em busca dos últimos avanços na pesquisa da inteligência artificial para descobrir o quão longe ainda estamos de construir uma máquina que poderemos chamar de inteligente.

O documentário mostra o recente sucesso do computador da IBM Watson, ao vencer humanos no show de perguntas Jeopardy. No entanto Watson poderia ser considerado inteligente? Parece que ainda não! Du Sautoy também fica impressionado com uma pesquisa alemã que desenvolveu robôs aprendentes, que desenvolvem uma forma de comunicação toda própria, e que evolui constantemente. Mais um exemplo da direção da pesquisa científica na busca pela inteligência artificial.

Ao final do programa Marcus Du Sautoy comenta que talvez estejamos muito obcecados pelas nossas próprias habilidades. Quando poderíamos melhor aproveitar as máquinas justamente pelo que elas podem fazer de diferente.

Trecho do documentário

Escreva um comentário