A verdade sobre os exercícios

documentário sobre educação física
Título original: The Truth About Exercise – Horizon
Ano 2012
BBC

Com qual frequência devemos realizar atividade física? Porque devemos nos exercitar? Qual é a melhor tática para se obter o maior benefício para a saúde com o uso mais equilibrado do tempo que dispomos?

O Dr. Michael Mosley, jornalista e médico, vai em busca de respostas para estas perguntas. E sofre muito! Em longas e repetidas seções de testes laboratoriais de esforço físico, com contínuas retiradas de amostras de sangue. A vida de um jornalista nem sempre é fácil.

Parte das respostas encontradas é óbvia e constantemente repetida na mídia: alimentação saudável e evitar sedentarismo. No entanto, algumas pesquisas recentes surpreendem nos dados encontrados. Demonstrando que algumas pessoas simplesmente não respondem bem a exercícios prolongados, tendo como base uma genética não favorável. Outro ponto interessante é que alguns benefícios podem ser conseguidos com exercícios muito intensos e de duração bem curta, apenas alguns minutos. O que pode ser um ânimo para quem tem uma vida muito sedentária e pouco tempo disponível na agenda.

A mensagem final é: continue realizando os exercícios que aprecia e evite ficar sentado por longos períodos, a cadeira mata!

Trechos oficiais


Escreva um comentário