Vulcões no Sistema Solar – Céu à noite


Título original: Volcanoes of the Solar System – The Sky at Night
Ano 2011
BBC

Os episódios recentes da série The Sky at Night quase deveriam ter legenda para entender o que o apresentador Patrick Moore fala. Moore é um ícone da divulgação da astronomia, e certamente teremos que conviver com a fala macarrônica enquanto o programa existir.

Fora isto, o programa é totalmente voltado aos entusiasmados pela astronomia. Não oferecendo grandes efeitos especiais e focado na informação pura, o The Sky at Night é porto seguro para entusiastas puristas.

Os pesquisadores entrevistados por Patrick Moore vão direto ao assunto, mostrando as últimas informações obtidas sobre os diversos vulcões existentes no Sistema Solar.

Marte, Vênus, Lua, Júpiter, Io, Galileo, estão entre os corpos celestes citados em suas particularidades geológicas e de formações vulcânicas. Muitos destes vulcões estão extintos, mas deixaram pistas do seu passado de atividade. E são estas pistas que tornam o processo de descoberta ainda mais entusiasmante.

Parte da equipe do programa vai a um evento de eclipse Lunar para mostrar como as erupções vulcânicas na Terra afetam luminosidade e coloração da sombra da Terra sobre a Lua.

Outro episódio:
Limites exteriores

Escreva um comentário