Desafiador – Como cultivar um planeta


Título original: The Challenger – How to Grow a Planet
Ano 2012
BBC

A competição por recursos, a iniciar pela luz solar, deu impulso evolucionário nas plantas, fazendo com que surgisse uma potente classe de candidatos: as gramíneas.

Coprólitos de dinossauros já mostram a presença das gramíneas na ecologia da época, revelando que as gramíneas sobreviveram à extinção dos dinossauros.

A crise de CO2 causada pela elevação dos Himalaias e consequente captura do gás pelas rochas, forçaram as plantas a contornar o problema com novas armas, incluindo novas rotas de aproveitamento de todo CO2 que pudessem absorver.

Além disso, parece que as gramíneas aproveitaram a oportunidade de sobreviver facilmente ao fogo para que conseguissem prejudicar ainda mais as árvores ainda sobreviventes na redondeza.

Além de ter o fogo como aliado, as gramíneas também eram mestres na arte do controle da sílica, arquitetando assim afiadas bordas que intimidavam herbívoros famintos. Mas nem todos mamíferos foram barrados pela sílica, que foi contornada pelo desenvolvimento de dentição adequada para mastigar este tipo de folha. Que depois de digerida ia para as fezes, carregadas ao rios e mares; propiciando o crescimento de diatomáceas ávidas por sílica constituinte de seus esqueleto.

A grama também ditou mudanças no comportamento de primatas, que precisavam ser espertos na sobrevivência em um terreno com poucas árvores e muitos locais de emboscada de predadores, escondidos em meio à grama alta.

Não só chimpanzés, mas também os humanos aprenderam a conviver com as gramíneas, usando como alimentação. Afinal, o onipresente trigo é uma espécie de gramínea!

Assim encerra esta excelente série de documentários sobre a influência das plantas na história da Terra. Imperdível!

Episódios
Vida da luz
O poder das flores
Desafiador

Trechos do episódio




Escreva um comentário