O poder das flores – Como cultivar um planeta

campo com flores amarelas
Título original: The Power of Flowers – How to Grow a Planet
Ano 2012
BBC

O geólogo Iain Stewart vai em busca das flores para entender como as plantas mudaram a geologia terrestre durante os milhões de anos da bela presença na Terra.

Iain visita o complexo de templos de Angkor no Camboja para acompanhar um ritual religioso que utiliza as flores para contar a história do Universo, e é neste ritmo que o apresentador mostra como as flores significaram um ponto de viragem na história da Terra.

O gigante continente de Pangea, antes da deriva continental, era um lugar sem flores, habitado principalmente por coníferas que utilizavam técnicas dispendiosas de polinização por meio do vento. A diversidade de espécies era limitada e o mundo era de um verde monótono.

A troca de favores entre insetos e plantas foi um dos propulsores do surgimento das flores e da variação nas táticas de fertilização entre plantas da mesma espécie. Com adicional impulso evolutivo pela opção de algumas espécies de plantas em terem gerações com vida mais curta, possibilitando rápida adaptação à qualquer impacto presente no meio ambiente.

Com uma câmera fotográfica sensível ao espectro ultravioleta (UV), Iain Stewart ilustra como as plantas utilizaram as cores para competir por atenção dos insetos, que conseguem também ver em faixas do ultravioleta. A cor servia também para guiar os insetos em sua preferência garantindo que o pólen encontrasse mais facilmente uma planta da mesma espécie.

Além das cores as plantas investiram na produção de néctar. Uma tática dispendiosa em energia, mas eficiente em termos de atração, irresistível para insetos interessados em alimentação fácil e calórica. Barganha semelhante pelo sabor e energia é vista na produção de frutos que atraem animais e ajudam a espalhar sementes.

Além das flores, o episódio também lembra que as plantas são responsáveis pelo equilíbrio de vapor na atmosfera, pelo ciclo de chuvas e pela consequente erosão.

Episódios
Vida da luz
O poder das flores
Desafiador

Trechos do episódio






Escreva um comentário