Food Inc.

comida falsa
2008

Food Inc. é um desafiador documentário sobre o sistema dominante de produção de alimentos existente nos Estados Unidos.

Por ser focado na realidade americana, os dados não podem ser imediatamente transferidos para a realidade de produção agrícola e pecuária de todos os países. No Brasil, por exemplo, não é comum o emprego de manejo de bovinos pelo confinamento tão rigoroso como visto nos EUA. Mas no abate de aves e suínos vemos um cenário bem similar. Com produção em escala rápida e em proporções industriais.

Pelo mesmo motivo, a produção de grãos no Brasil possui uma lógica um pouco diferente da Americana, que por vezes fica semelhante devido às flutuações do mercado e entrada de novas empresas que competem pela eficiência, baixo custo e controle absoluto de distribuição (normalmente a etapa mais lucrativa do sistema).

Para os que apreciaram o documentário indico a leitura do livro ´O dilema do Onívoro, de Michael Pollan, também entrevistado para comentar vários aspectos abordados no vídeo.

Apesar dos exageros no uso de argumentos um tanto emotivos, o Food Inc. pode ser um motivador da necessária discussão sobre o sistema de produção de alimentos.

Trailer oficial

Escreva um comentário