A fábrica de espiões

sem nenhum significado real
Título original: The Spy Factory
Ano 2009
PBS

A NSA (National Security Agency) uma das mais poderosas e secretas instituições da segurança dos Estados Unidos, é cercada de mistério e polêmicas.

Desde a sua criação, alguns anos após o término da Segunda Guerra, a agência de espionagem enfrentou vários dilemas estratégicos e políticos. Na estratégia teve que mudar de uma vigilância focada em ações militares para uma investigação de pequenos grupos ligados à ações terroristas.

O documentário da PBS demonstra que um dos principais problemas da NSA foi conseguir tratar da avalanche de informações que conseguia coletar pelas diversas formas de observação de canais de comunicação. Como separar uma conversa informal ao telefone de uma ação que viesse ameaçar a segurança Americana?

Outra polêmica reside na possibilidade da NSA ter previso os ataques às Torres Gêmeas no 11 de setembro. Como não foram capazes de perceber a lógica presente em diferentes comunicações interceptadas? Seria fruto de uma conspiração ou apenas mais um efeito de conexões que conseguimos fazer apenas após conhecer o ´final´ de uma história?

Onde termina o ruído e inicia a informação? Até que ponto a segurança de um país está no domínio de todas informações sobre tudo e todos?

Trecho oficial

Escreva um comentário