Centro do planeta – Jornada ao centro do planeta

spray de lava
Título original: The Centre of the Planet – Journey To The Centre of the Planet
Ano 2011
BBC

O apresentador Richard Hammond, famoso pela apresentação do programa automobilístico Top Gear, apresenta uma série de dois episódios sobre o interior da Terra.

O planeta Terra é quase como uma gigantesca máquina em movimento. Com profundezas que lentamente afetam as características da superfície do planeta, e consequentemente alteram o cotidiano humano.

Hammond conta que era um curioso sobre o surgimento e formação de dolinas (sinkhole), que faziam parte da geologia do local onde morava. Como os grandes buracos apareciam? O que existia no subsolo?

Para entender a geologia basta ter a sagacidade de saber onde procurar. E uma das primeiras paradas da equipe é na Flórida, em um mergulho pelos onipresentes aquíferos da região, que são estudados e preservados como uma valiosa fonte de água.

Outra consequência inesperada dos movimentos tectônicos é visível em um estádio de futebol americano, que teve o azar de ser construído exatamente em uma falha geológica, que lentamente divide o estádio em dois!

A mesma dinâmica terrestre permite Hammond outras aventuras: almoçar uma refeição preparada em vapor produzido por calor da Terra na Islândia, apreciar a beleza de diamantes forjados em altas pressões, e acompanhar pesquisas realizadas com objetivo de entender o sistema de orientação geomagnética em tartarugas.

Trecho oficial
Veja uma arriscada coleta de material em uma ´piscina´ de lava.

Episódios
Centro da Terra
Fundo do oceano

Escreva um comentário