Vida da luz – Como cultivar um planeta


Título original: Life from Light – How to Grow a Planet
Ano 2012
BBC

As últimas descobertas científicas na área da evolução biológica das plantas, são investigadas pelo geólogo Iain Stewart neste belo documentário.

Dividida em três episódios esta série inicia contando como as plantas foram, e ainda são, uma força transformadora do mundo. Em como modificaram drasticamente a composição da atmosfera, contribuindo para grandes oscilação nas proporções de gases.

A dominância das plantas no planeta não ficou sem enfrentar os desafios dos predadores, em especial dos herbívoros; e mesmo nesta batalha as plantas revelam truques inusitados na proteção de sua sobrevivência e comunicação entre indivíduos de mesma espécie.

Deixo aqui registrado que julgo ter ocorrido um pequeno erro na explicação sobre o processo de eletrólise, mas é algo que não prejudica o restante do episódio.

Para os que gostaram do documentário indico o excelente livro “The Emerald Planet: How Plants Changed Earth’s History” (ainda não disponível em português).

O erro que comento está no trecho (oficial) abaixo. O oxigênio liberado foi proveniente da água eletrolisada, e não das rochas.


Episódios
Vida da luz
O poder das flores
Desafiador

Escreva um comentário