Destino – Maravilhas do Universo

deserto
Título original: Destiny – wonders of the Universe
Ano 2011
BBC

O clássico questionamento “De onde viemos? Porque estamos aqui?” abre o primeiro episódio da série Maravilhas do Universo, apresentado pelo Professor Brian Cox.

Nossa história começa com o início do Universo, e tudo que nele ocorreu afeta tudo que está relacionado com a humanidade, desde o passado até nosso futuro.

O fascínio pela observação do tempo levou diversas civilizações a construírem belas ferramentas de acompanhamento dos fenômenos astronômicos como forma de medir o tempo. Brian Cox vai até Chankillo, no Peru, para mostrar uma destas engenhosas construções. É surpreendente.

A observação da vida das estrelas nos mostra como nada é para sempre, demonstrando ser esta uma profunda propriedade do tempo.

Mas como temos a percepção de que pode existir algo que chamamos de tempo? Um destes fatores está ligado com a termodinâmica – mais especificamente com a entropia. Na qual demonstra-se que os processos físicos e químicos ocorrem de forma com que exista uma predominância do espalhamento da energia. Conferindo uma direção para a ´seta do tempo´.

Tal espalhamento de energia tem um fornecedor – o Sol. E é este mesmo Sol que também terá um fim. Silenciando a vida na Terra.

Trailer da série

Veja também
O futuro sombrio do Sol

Escreva um comentário