Nuvem assassina

documentário sobre erupção na islândia
Título original: Killer cloud
Ano 2007
BBC

No ano de 1783, portanto a um pouco mais de 200 anos, uma erupção de um vulcão na Islândia lançou uma gigantesca quantidade de cinzas na atmosfera, que em questão de dias atingiria a Europa.

Tal evento, já esquecido na história, desencadeou uma série de consequências levando medo, desconfiança, fome e morte para diversas regiões da Europa; relatadas em diários e registros na Inglaterra e França.

A erupção batizada de Skaftáreldar e ocorrida na fissura vulcânica Laki iniciou no dia 8 de junho de 1783. Cuja precisão de data foi conseguida por relatos de moradores e escritos em um diário de um padre local, que interpretava os fenômenos como sendo uma espécie de fúria divina.

O comportamento climático atípico na época fez com que a nuvem atingisse o continente europeu em torno de 2 semanas após o início da erupção. Sendo percebida na forma de uma neblina que encobria o céu dando ao Sol uma coloração ´vermelho sangue´.

Os jornais da época registravam a desconfiança e clima de medo em relação à estranheza do que estava acontecendo. Dados da taxa de mortalidade em algumas localidades também indicam que ocorreu um leve aumento das mortes. Um inverno com um rigor acima do normal, provavelmente causado pela presença de vapores de ácido sulfúrico na atmosfera. E uma primavera de inundações causadas pelo desgelo do acumulado no inverno.

Se formos um pouco mais longe nas analogias podemos até dizer que a erupção pode ter contribuído para o aumento da fome na França e contribuído como um dos fatores para a Revolução Francesa em 1789.

Vale lembrar que este documentário foi ao ar em 2007, e que em 2010 ocorreu outra grande erupção na Islândia, ocorrida sob a geleira de Eyjafjallajoekull, causando transtorno em diversos aeroportos europeus.

Trechos oficiais


Escreva um comentário