Legado tóxico de Stalin


Título original: Stalin’s Toxic Legacy
Ano
BBC

O jornalista da BBC Angus Crawford visita uma região da Geórgia (pequena república do Cáucaso), mais especificamente na localidade de Uravi, apelidada pelos locais de Vale Negro.

Uravi sobre as consequencias da exploração de minas de arsênio durante o regime comunista, que atualmente encontram-se abandonadas e responsáveis por uma possível contaminação da água, solo e alimentos.

O arsênio era extraído e beneficiado no local para diversas aplicações industriais, entre elas a produção de vidro.

Com o declínio econômico e a preocupação com o perigo da elevada toxicidade do arsênio presente em produtos industrializados, a demanda caiu. Minas e beneficiadoras fecharam deixando para trás a contaminação.

Na ocasião da visita do jornalista Angus Crawford ao local foi possível perceber que um político apareceu rapidamente para dizer que tudo estava normal, tranquilo e sem motivo para preocupação com contaminação. Numa tentativa de abafar crescentes evidências que a saúde dos locais está lentamente sendo afetada pela toxicidade dos resíduos.

Não só o arsênio é motivo de preocupação; a agricultura também deixou sua marca na forma de pesticidas perigosos abandonados em solo não protegido.

Como em diversos locais do mundo a região sofre com o silêncio das autoridades responsáveis, a falta de recursos financeiros para amenizar os riscos e de uma tentativa de distorcer as informações.

Escreva um comentário