Urânio – É um país?

título de documentário sobre mineração do urânio
Título original: Uranium – is it a country?
Ano 2008
The Nuking the Climate Initiative

O título estranho do documentário ´Urânio – É um país?´ (Uranium – is it a country?) foi motivado pelo comentário de uma astraliana, que quando questionada sobre o urânio não soube responder e imaginou que pudesse ser um país!

É difícil imaginar que a população da Austrália esteja tão alheia à presença de grandes empresas de extração de minérios de urânio. Isto em uma nação que é a terceira maior produtora de urânio no mundo.

O negócio é lucrativo, sedutor e silencioso. Os trabalhadores são atraídos com a promessa de um salário bem acima da média, os políticos não tem iniciativa de denunciar problemas por medo de perdas financeiras para a região, as empresas mineradoras prometem finalizar as minas com todo um processo de recuperação do local que na maioria das vezes não é realizado, etc. É uma coleção de fatores na qual o dinheiro tem falado mais alto do que os riscos.

Outro problema da extração de minérios de urânio é a alta quantidade de água subterrânea utilizada e as grandes lagoas de lama residual resultantes do processo. Com soluções que são jogadas para um futuro incerto.

O documentário foi produzido em 2008, baseando as informações em entrevistas e visitas aos locais afetados.

A situação da energia nuclear mudou bastante após o o acidente em Fukushima. Dando mais chance para o assunto chamar a atenção dando um basta na negligência silenciosa.

O documentário está disponível completo online. O vídeo é oficial.

Escreva um comentário