O núcleo – Horizon

the core
Título original: The Core – Horizon
Ano 2011
BBC

“Se eu trinfar, serei um rei!” afirmou um pesquisador que investiga o comportamento do núcleo da Terra. Tal pretensão tem sentido quando percebemos que o núcleo terrestre é um gigante desconhecido que mora abaixo de nossos pés.

Na Terra, uma fina camada de rocha sólida nos separa de um interior que guarda segredos que só podem ser investigados de maneira indireta, pois não dispomos de tecnologia suficiente para suportar as pressões que crescem a cada quilômetro percorrido rumo ao centro da Terra.

Como investigar o que não pode ser acessado? Por meios indiretos! Quase como alguém que conhece os detalhes do desenvolvimento de um bebê antes do parto. Os geólogos também podem propor modelos para o centro da Terra partindo de dados coletados por sismógrafos durante fortes terremotos. Uma quase imitação de um ultrassom.

O núcleo da Terra também pode guardar a memória do desenvolvimento de nosso planeta, marcado pelos movimentos de placas tectônicas e complexos padrões de convecção. Uma máquina térmica que funciona a bilhões de anos.

O documentário surpreende ao mostrar que o Brasil, em especial o sul do nosso continente, está em uma região com uma importante anomalia magnética. Não relevarei os detalhes para não estragar o suspense.

Trechos oficiais

OBS: Não confunda com o filme ´O Núcleo – Missão ao Centro da Terra´

Escreva um comentário