Mumificando Alan: O último segredo do egito


Título original: Mummifying Alan: Egypt’s Last Secret
Ano 2011
Channel 4 (BBC)

Procura-se interessados em serem mumificados. Candidatos devem inscrever-se com o pesquisador Stephen Buckley.

Vaga preenchida! Alan Billis, ex-taxista de 61 anos, residente na Ingalterra, ofereceu para ser voluntário em testes de investigação de técnicas de mumificação.

Apesar dos pesquisadores terem ideia dos ingredientes utilizados nos processos antigos de mumificação realizada pelos egípcios, não existem receitas detalhadas de como realizar o procedimento.

Stephen Buckley, químico que trabalha do departamento de arqueologia da Universidade de York (UK), ficou os últimos 19 anos trabalhando incessantemente para tentar descobrir os detalhes dos procedimentos originais de mumificação.

A pesquisa de Buckley foi tão profundo que até a sua residência tornou-se um local de trabalho, com instalação de equipamentos de cromatografia gasosa na cozinha e com testes conduzidos no pátio. Tudo, até então, feito somente com partes de porcos.

Os testes realizados com carne de porco indicaram o possível uso de uma solução salina de natrão concentrado como principal meio de conservação de um corpo.

O procedimento realizado no corpo do voluntário iniciou com uma retirada de alguns órgãos internos, como o intestino, figado e pulmão; seguindo à risca os procedimentos egípcios; inclusive sem a retirada do cérebro como ocorre em alguns processos considerados de alto padrão. Após isto a cavidade foi preenchida com tecido adequado e a abertura costurada. O corpo foi então recoberto com uma camada de óleos especiais e imerso na solução salina. Deixado lá por 35 dias o corpo foi retirado e deixado secar para então ser envolto com camadas de linho.

Após longas semanas de espera os testes revelaram que o procedimento parece ter sido um sucesso!

A esposa de Stephen Buckley demorou um pouco para aceitar a ideia, mas acabou se envolvendo no projeto de tal forma que até brinca ser a única mulher do país que realmente pode afirmar que tem um marido múmia.

http://www.channel4.com/programmes/mummifying-alan-egypts-last-secret

Testando texto em imagem

Escreva um comentário