À Prova de Seca – Megaconstruções

obras da engenharia
Título original: Drought-Proofing Australia – Built it Bigger
Ano 2007
Discovery Channel

Austrália, um país gigantesco com área um pouco menor do que os Estados Unidos, enfrenta o problema da falta de água mesmo tendo uma das maiores regiões litorâneas do mundo. A dificuldade é extrair água pura de toda esta infindável fonte marinha. Mas como fazer isto? Com o caro processo de desalinização.

As secas nos últimos 13 anos e índices pluviométricos 20% menores do que o esperado causaram um esvaziamento nas reservas estratégicas da região de Melbourne; com agravante de previsão de redução de outros 20%, o alerta soou!

Com um custo total previsto em 3,5 bilhões de dólares, o sistema ainda em construção, utilizará o método de osmose reversa para extrair água do mar e eliminar o sal. Tal valor refletirá em uma água 18 vezes mais cara do que a coletada da chuva, mas mesmo assim essencial para o desenvolvimento da região.

O complexo situado na cidade de Wonthaggi será alimentado pela enorme quantidade de energia necessária, por meio de um sistema de tubulações subterrâneas que partem de Melbourne por uma distância de 85 quilômetros.

Além da energia subterrânea, todo o complexo desalinizador foi projetado para causar o menor impacto ambiental possível. Com estrutura feita de forma a se integrar com a paisagem, que foi recoberta com diversas camadas de proteção para isolar ruído e permitir o crescimento de plantas da região sobre o teto da prédio, que ajudariam no controle térmico e diminuição da agressão corrosiva sal presente na região. Até mesmo o método de captação de água do mar foi motivo de preocupação e modificado para causar mínima interferência na vida marinha.

Mesmo sendo a sexta maior instalação desta natureza o complexo só vai garantir um terço do abastecimento da cidade de Melbourne, indicando que a água é cada vez mais um recurso escasso e caro.

Escreva um comentário