Um mundo à parte – História da Terra


Título original: A World Apart – Earth Story
Ano 1998
BBC

Comparando a Terra com Vênus e Marte, porque temos uma Terra cheia de vida e dois outros planetas inóspitos?

Para encontrar a resposta temos que olhar para a longínqua história geológica e astronômica destes três planetas.

As diferenças marcantes entre os planetas começaram já no momento de formação do sistema solar, que levaram a diferenças no tamanho, pequenas diferenças na composição química e nas posições em relação ao Sol.

A presença de um ciclo hidrológico também representou a glória da Terra, não só por conseguir manter a vida, mas por ter influências profundas nas características geológicas, ajudando a fixar o gás carbônico em rochas, impedindo este de levar ao sufocante efeito estufa atualmente presente em Vênus.

O movimento das placas tectônicas, inexistentes em Vênus e Marte, parece que também foi um fator importante, contribuindo para a existência de longos ciclos de carbono, enxofre e oxigênio.

E sem esquecer-se da Lua, que garantiu à Terra uma estabilidade na precessão, evitando grandes oscilações nos ciclos e permitindo uma certa regularidade climática, facilitadora da manutenção da vida.

Por fim vemos que cada planeta possui a sua vibrante história que serve como peça no entendimento da nossa própria existência e do nosso futuro.

Episódios:
Viajantes do tempo
Profundezas
Anel de fogo
Jornada ao centro da Terra
O topo do mundo
O grande congelamento
Terra viva
Um mundo à parte

Escreva um comentário