Galáxias – Como funciona o Universo

logotipo série
Título original: Galaxies – How the Universe Works
Ano 2010
Discovery Channel

Cada galáxia do nosso Universo é única! Como gigantescas acumulações de estrelas com um nascer e um morrer violentos, as galáxias são as atrações principais em estudos realizados pelas mais poderosas ferramentas da astronomia.

Em 1924, no mês de dezembro, o astrônomo Edwin Hubble anunciou os dados obtidos pelas observações de objetos astronômicos muito distantes, e desde então o tamanho do Universo conhecido só fez crescer.

Vivemos na Via Láctea, uma Galáxia relativamente pequena se comparada com suas companheiras, mas que revela dados interessantes em seu núcleo; como a possibilidade de existência de um gigantesco buraco negro, evidenciado pela observação do movimento de estrelas naquela região.

Todo nosso conhecimento ainda enfrenta desafios. Como as galáxias mantém a sua forma? Seria necessária a existência de matéria e energia escuras para explicar o seu comportamento?

Simulações computacionais criam então possíveis cenários para o comportamento de galáxias e aglomerados. O que acontece quando duas delas colidem? Como é a aparência das gigantescas estruturas filamentares do nosso Universo?

Garanto que as respostas para estas perguntas são de arrepiar.

Trechos oficiais da série (em inglês)


Veja também
Universo em expansão constante – Em busca dos limites do espaço

Escreva um comentário