Amor e poder – Tudo Vigiado por Máquinas de Adorável Graça

poder e amor logo
Título original: Love and power – All Watched Over by Machines of Loving Grace
Ano 2011
BBC

O renomado documentarista Adam Curtis discorre sobre a relação entre as curiosas ideias da filósofa Ayn Rand e o mercado financeiro americano.

Em uma sequencia de recortes típica dos documentários de Adam Curtis acompanhamos como a filosofia Objetivismo de Ayn Rand influenciou o pensamento de muitos em sua época, e esteve presente em muitas das características decisórias de Alan Greenspan, enquanto presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos da América.

A utopia digital, o sonho cibernético da auto estabilização do mundo, de uma sociedade liberta pela não necessidade de um controle político central, mas distribuído em máquinas; que trariam a ordem e o controle para os mercados e para a vida dos cidadãos. Era a esperança de que a liberdade do indivíduo estaria garantida com o avanço tecnológico.

No fim vemos que a ideia da estabilidade natural dos mercados econômicos falhou. Os computadores não conseguiram liderar a estabilidade e o equilíbrio, e o que aconteceu foi uma calmaria provisória. O preço destas crenças foi pago pela população.

Trecho oficial

Escreva um comentário