Projeto Manhattan – Maravilhas Modernas

manhattan project
Título original: Manhattan Project – Modern Marvels (episódio 21 da Nona Temporada)
Ano 2002
History Channel

O Projeto Manhattan reuniu os mais brilhantes físicos da época da Segunda Guerra Mundial, muitos escapando para os EUA fugidos do avanço do Nazismo. Tudo isto para desenvolver um projeto de combustível nuclear e construir as primeiras bombas atômicas.

As movimentações em torno do assunto começaram 12 anos antes da explosão teste da primeira bomba atômica, com a preocupação do avanço de conhecimentos na área da física atômica e medo de que os nazistas poderiam construir antes um artefato militar de iguais proporções.

Um dos primeiros passos foi convencer os governantes e militares americanos da possibilidade de usar o conhecimento nuclear para fins bélicos. E isto foi feito na forma de uma carta, escrita em boa parte pelo físico Leó Szilárd e assinada por Albert Einstein, para garantir atenção ao documento; e então enviada ao presidente norte-americano.

Aos poucos iniciaram os preparativos para o enriquecimento de urânio e produção de plutônio, em um dos maiores projetos secretos já conduzidos até então. Que consumiria gigantescas quantidades de energia elétrica dos EUA, deslocariam milhares de pessoas para cidades especialmente criadas, e levaria o ritmo de construção para um patamar jamais visto.

Tudo isto resultou na detonação das bombas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, e em uma frenética corrida armamentista entre EUA e URSS.

Onde comprar?
Amazon (DVD)

Escreva um comentário