Efeito Lótus

episódio universcience tv
Universcience.TV

Acompanhando dimensões humanas que orbitam a flor de lótus e suas peculiaridades, este documentário de 52 minutos, intitulado ´Le lotus, de la spiritualité à l’hypertechnologie´ está disponível completo e livre pelo Universcience.Tv.

A religião e filosofia oriental já relatavam a beleza e particularidade da flor de lótus. Nestas camadas de conhecimento humano, agregam-se a biologia que aprecia sua estrutura, e a inspiração para a engenharia de materiais pela observância das folhas desta planta.

nanotecnologia e biologia

As folhas do Lótus, como em algumas outras plantas, apresentam a propriedade da superhidrofibicidade, o que significa que a superfície permanece seca e limpa, e as gotas de água deslizam rapidamente não permanecendo em contato íntimo com a superfície do material.

A superhidrofibicidade é um aspecto que interessa diversas áreas da produção industrial, em especial da produção de tintas, que vem tentando imitar o efeito com algum sucesso. O problema ainda está em obter uma destas superfícies que conserve a superhidrofobicidade por longos tempos após a aplicação.

A imitação da natureza também une o lótus e a arquitetura, inspirando o design de linhas harmônicas e orgânicas.
arquitetura orgânica

Escreva um comentário