As profundezas – A história da Terra

documentário sobre a história da terra
BBC

O início do segundo episódio parecia indicar que seria uma repetição de informações já bem conhecidas (para quem acompanha a ciência) sobre o movimento de placas tectônicas. No entanto, a série ´História da Terra´ revela ter um cuidado com a qualidade do material, optando por entrevistar os responsáveis pelas descobertas e obter diretamente os dados que melhor sustentam a deriva continental.

Dou destaque às belas imagens do relevo do fundo do oceano, obtidas com sondagens locais e por satélite, e atualmente disponíveis pelo Google Earth. E também às explicações sobre o acompanhamento do magnetismo terrestre pela medição do magnetismo nas rochas do fundo do oceano, demonstrando que este funciona quase como uma fita magnética que grava a história da Terra.

Nas últimas décadas de investigação científica o oceano revelou uma parte dos segredos para a ciência. E começamos a entender o dinamismo do nosso planeta, com a contínua formação do leito marinho e a posterior destruição do material da placa tectônica; um assunto para o próximo episódio.

Escreva um comentário