A vida secreta do caos

documentário sobre o caos BBC
Título original: The Secret Life of Chaos
Ano 2010
BBC

Existe uma relação íntima entre ordem e caos.

Jim Al-Khalili, apresentador do episódio, nos mostra que além das valiosíssimas habilidades de Alan Turing na tarefa de quebrar os códigos usados pelos alemães na Segunda Guerra, ele teve grande contribuição nas correlações entre a matemática e a natureza. Mas seu trabalho foi interrompido por uma sequência de tragédias em sua vida, que acabaram por resultar em um desconhecimento das suas ideias por Belousov, que havia revelado a existência de reações oscilantes, e da relação ordem-caos, no que hoje é conhecido como reação Belousov–Zhabotinsky (BZ).

As reações BZ e a meteorologia acabaram contribuindo para a percepção de que algo simples e aparentemente previsível poderia gerar algo com características caóticas.

“Por falta de um prego, perdeu-se a ferradura;
Por falta de uma ferradura, perdeu-se o cavalo;
Por falta do cavalo, perdeu-se o cavaleiro;
Por falta do cavaleiro, perdeu-se a batalha;
Por falta da batalha, perdeu-se o reino!”

As ramificações, o caos que possui uma ordem, tudo isto também foi percebido em seguida por Benoît Mandelbrot, que propôs um novo tipo de geometria, batizada por ele de fractal; resultado de um feedback em uma equação simples. E isto explica como é possível obter a complexidade da simplicidade, e como ter certeza da incerteza.

Escreva um comentário