Superpopulação – O Caos

ilustrativa
Título Original: Population Overload – Aftermath
National Geographic Channel

Esta série, originalmente produzida pela History Television, e exibida pelo National Geographic Channel, aborda mais um dos temas apocalípticos envolvendo situações caóticas.
A assunto deste episódio é a superpopulação que, por suposição teria dobrado de 7 bilhões para 14 bilhões de pessoas no mundo, de um dia para o outro. O que aconteceria? Quais seriam as consequencias deste súbito aumento?

Iniciam considerando os problemas habitacionais e imediatos que esta superpopulação poderia causar. Como construir tantas casas em tão pouco tempo, e como encontrar comida para tantas pessoas? E é claro que afirmam que os EUA teriam menos problemas nestes casos, podendo equacionar melhor as demandas.

Avançando no tempo, os problemas tornam-se ainda mais graves, a falta de água agrava a necessidade de migração para norte em busca de reservas em geleiras e lagos. O uso da dessalinização torna-se uma solução temporária por necessitar de energia cada vez mais escassa.

Avançando em 35 anos no futuro após o suposto evento, os problemas estabilizaram mas a qualidade de vida ainda continua péssima e nada comparada ao passado.

O alarmismo não pareceu causar maior impacto, fica só a sensação de ver o circo pegar fogo, sem inserir o telespectador na realidade da questão. Apesar da tentativa ao final do episódio em alertar que dados reais demonstram que a população humana na Terra chegará a 9 bilhões de pessoas em 2050.

http://www.history.ca/ontv/titledetails.aspx?titleid=234861

Trailer

Escreva um comentário