Esfera de Dyson

A ´Esfera de Dyson´ é uma invenção para o futuro. Um futuro muito distante, algo como centenas ou milhares de anos.

A esfera de Dyson é uma gigantesca estrutura descrita por Freeman Dyson, físico teórico e matemático. A esfera seria um sistema de satélites que poderiam orbitar uma estrela para caturar parte (ou toda) a energia liberada pelo corpo celeste.

Tal estrutura foi imaginada porque Dyson especulava que uma civilização avançada necessitaria uma imensa quantidade de energia, e que teria que utilizar praticamente toda a energia proveniente de uma estrela, ou até mais. [ Leia mais sobre o assunto em Quão avançada uma civilização pode se tornar?] Inclusive, a descoberta de estrutura semelhante em algum outro sistema solar seria uma garantia de ter encontrado uma civilização alienígena em atividade (ou já extinta).

Outros teóricos e ficcionistas também propuseram variantes da esfera, com diferentes usos, como por exemplo, na habitação e/ou construção de plantas industriais.

A origem do conceito certamente não é de Dyson. Mas o físico acabou batizando e popularizando  o design após uma publicação de um texto na revista Science de 1959 – Search for Artificial Stellar Sources of Infrared Radiation. A inspiração de Dyson veio da história de ficção-científica Star Maker, escrita por Olaf Stapledon em 1937. Além de trabalhos escritos por J. D. Bernal e Raymond Z. Gallun.

O conhecimento técnico atual e a incapacidade de produção na escala necessária nos impedem de atingir, mesmo que parte, do objetivo proposto no projeto de Dyson. Alguns podem alegar que já existe a possibilidade de coleta de energia solar por meio de satélites, mas esta tarefa não representa exatamente a dimensão do proposto por Dyson. [veja http://en.wikipedia.org/wiki/Solar_power_satellite ]

Após o artigo original surgiram variantes de possibilidades de como se atingir o objetivo de coleta de energia solar. Alguns imaginaram a criação de uma casca em volta da estrela, mas Dyson respondeu que tal casca poderia encontrar dificuldades estruturais. As variantes mais ´sensatas´ e tecnicamente possíveis incluem a criação de um ou mais anéis de unidades coletoras de energia que compartilham a mesma órbita em torno da estrela. O crescimento da complexidade dos anéis poderia resultar em instabilidade e risco de perturbação em cadeia.

Uma superfície com raio de uma unidade astronômica (distância entre a Terra e o Sol) poderia interceptar 4×1026 watts, o que corresponda a 3.3×1013 vezes a toda energia consumida pela humanidade em 1998. Isto nos dá uma dimensão do poder da idéia, e ao mesmo tempo, do quão impossibilitados tecnicamente estamos em atingir tal objetivo

aneis dyson
Sistema com vários anéis.

Leia mais em
http://en.wikipedia.org/wiki/Dyson_sphere

10 comentários

  1. Thomas jan 25, 2009
  2. Edmarcos Jordão jan 28, 2009
  3. sergio jul 5, 2009
  4. Lana set 15, 2009
  5. Dias nov 21, 2009
  6. Rogerio jan 16, 2010
  7. Rogerio jan 16, 2010
  8. Pingback: bommesmo.com – Um lugar pra falar do que é Bom Mesmo! » Teoria do dia 0065 ago 19, 2011
  9. Pingback: Blog do Alcaz » Esfera de Dyson abr 5, 2012
  10. Julio Cesar abr 26, 2012
  11. Pingback: Esfera de Dyson | Ferramentas Tecnológicas dez 22, 2012
  12. Ronald nov 14, 2013
  13. Tiago P. A. mar 6, 2014

Escreva um comentário