Esfera de Dyson
25 Jan 2009 às 3:33 pm.
8 Comentários.
Em - Astronomia.
A ´Esfera de Dyson´ é uma invenção para o futuro. Um futuro muito distante, algo como centenas ou milhares de anos.
A esfera de Dyson é uma gigantesca estrutura descrita por Freeman Dyson, físico teórico e matemático. A esfera seria um sistema de satélites que poderiam orbitar uma estrela para caturar parte (ou toda) a energia liberada pelo corpo celeste.
Tal estrutura foi imaginada porque Dyson especulava que uma civilização avançada necessitaria uma imensa quantidade de energia, e que teria que utilizar praticamente toda a energia proveniente de uma estrela, ou até mais. [ Leia mais sobre o assunto em Quão avançada uma civilização pode se tornar?] Inclusive, a descoberta de estrutura semelhante em algum outro sistema solar seria uma garantia de ter encontrado uma civilização alienígena em atividade (ou já extinta).
Outros teóricos e ficcionistas também propuseram variantes da esfera, com diferentes usos, como por exemplo, na habitação e/ou construção de plantas industriais.
A origem do conceito certamente não é de Dyson. Mas o físico acabou batizando e popularizando o design após uma publicação de um texto na revista Science de 1959 – “Search for Artificial Stellar Sources of Infrared Radiation“. A inspiração de Dyson veio da história de ficção-científica Star Maker, escrita por Olaf Stapledon em 1937. Além de trabalhos escritos por J. D. Bernal e Raymond Z. Gallun.
O conhecimento técnico atual e a incapacidade de produção na escala necessária nos impedem de atingir, mesmo que parte, do objetivo proposto no projeto de Dyson. Alguns podem alegar que já existe a possibilidade de coleta de energia solar por meio de satélites, mas esta tarefa não representa exatamente a dimensão do proposto por Dyson. [veja http://en.wikipedia.org/wiki/Solar_power_satellite ]
Após o artigo original surgiram variantes de possibilidades de como se atingir o objetivo de coleta de energia solar. Alguns imaginaram a criação de uma casca em volta da estrela, mas Dyson respondeu que tal casca poderia encontrar dificuldades estruturais. As variantes mais ´sensatas´ e tecnicamente possíveis incluem a criação de um ou mais anéis de unidades coletoras de energia que compartilham a mesma órbita em torno da estrela. O crescimento da complexidade dos anéis poderia resultar em instabilidade e risco de perturbação em cadeia.
Uma superfície com raio de uma unidade astronômica (distância entre a Terra e o Sol) poderia interceptar 4×1026 watts, o que corresponda a 3.3×1013 vezes a toda energia consumida pela humanidade em 1998. Isto nos dá uma dimensão do poder da idéia, e ao mesmo tempo, do quão impossibilitados tecnicamente estamos em atingir tal objetivo

Sistema com vários anéis.
Leia mais em
http://en.wikipedia.org/wiki/Dyson_sphere
Thomas em 25 Jan 2009 às9:47 pm: 1
Penso que para se construir algo dessa magnitude, qualquer raça inteligente teria que estar niveis acima das possibilidades que seus proprios organismos oferecem…
Explico:
Acho que toda raça inteligente a partir de um certo ponto de evolução, e para ultrapassar limitações que todos os organismos devem ter, passão entao a criar maquinas inteligentes, conscientes tanto quanto eles próprios. Essas maquinas entao é que dariam proseguimento à evolução daaquela raça que se extinguiria por livre e espontanea vontade, passando entao a habitar essas maquinas, tranferindo para elas suas consciencias por exemplo.
Essas raças poderiamentão fazer qualquer coisa! Podem existir raças de maquinas inteligentes e nÔmades no universo por exemplo que sao a evolução se suas especies ancestrais.
A humanidade talvez um dia atinja esse ponto. Talvez essa seja a unica maneira de nos espalharmos pelo universo afora sem que necessidades como comida, oxigenio, sono, necessidades inerentes a corpos organicos nos atrapalhem… Nos tornando máquinas.
Viajei hein….
Mas essa volta toda é para dizer que na minha opiniao, só uma raça desse nivel tecnologico seria capaz construir algo como essa rede de satelites…
abraço
Edmarcos Jordão em 28 Jan 2009 às6:00 am: 2
Imagino eu que tal esfera pode ser sim possível, agora com satélites não concordo. Para mim adotar e recriar, como tem sido obseravado no ecelerador de partículas, buracos negros, seria uma idéia melhor. Explico: Se pudermos controlar o poder de um desses buracos negros, ele poderia sugar a energia a para nós e trasnferil-a, a onde quer que estivesse, seja pelo buraco de minhoca atravessando milhões de anos luz em poucos instantes, seja pela lenta velocidade da luz. Claro que com o controle dessas singularidades ela nos mandaria a energia necessária à loucura que a humnanidade estivesse fazendo sem, no entanto, se apoderar de energia e crecser de mais, pois não iria acumular energia. Fico imaginandoi que não seria preciso um enorme buraco negro, mas até mesmo um microscópico ou do tamnho e distâncias equivalentes à energia que ser quer em escala proporcional. Achomais viável, já que estámais próximo de contruir um buraco negro que um satélite desses.. srsr
Como disse Hawking: O tempo se acabará nas estrelas.
sergio em 5 Jul 2009 às2:39 pm: 3
Eu acho que alguns cientista deliram na sua propria imaginaçao, pois se uma raça que chegasse a tal ponto de evoluçao tecnologica pra empreender uma engenharia dessa magnitude iria mais se preocupar com seu avanço fisico mais do que a tecnologica
Lana em 15 Sep 2009 às1:11 pm: 4
Assisti (de novo) um episódio de “Jornada nas Estrelas – A Nova Geração” dedicada à Esfera de Dyson. Naquele episódio, tal esfera possuía superfície sólida (não era uma rede de satélites) e englobava a estrela. Ela havia sido construída para abrigar centenas de milhões de pessoas em sua superfície interna. Foi esse episódio de “Jornada nas Estrelas” que me levaram a pesquisar sobre a Esfera de Dyson, pesquisa esta que me trouxe a esta página. Entre outras muitas perguntas que nasceram daí, há uma que eu gostaria de propôr, neste blog, com a esperança de alguém ter uma sugestão de resposta: De onde viria a matéria-prima para a construção de uma Esfera de Dyson nos moldes do episódio citado? Ora, aquela Esfera de Dyson era quase do tamanho da órbita da Terra em torno do Sol!!! De vários planetas, eu mesma arriscaria responder, o que provocaria outra questão: Nesse caso, como ficaria a Força Resultante do sistema de forças dos sistemas planetários dos quais a matéria-prima foi retirada? Até onde eu entendo, massa atrai massa na razão inversa do quadrado da distância entre elas, ou seja, se alguns planetas tiveram suas massas diminuídas para a construção de uma Esfera de Dyson, o que aconteceu com os Sistemas Planetários doadores dessa massa? E qual a influência dessa Esfera de Dyson no Sistema Planetário da estrela aprisionada?
Dias em 21 Nov 2009 às4:18 pm: 5
Também assisti ao espisódio referido pela Lana, de Jornada nas Estrelas – A Nova Geração. Logo no começo do episódio eles meio que trombam com a força gravitacional, que posteriormente descobriram que era atribuída pela Esfera de Dyson. Bom imaginso que a produção do material para a construção da Esfera, realmente deve ter vindo de planetas daquele sistema e assim esgotado. Embora no futuro, não imaginamos que tipo te tecnologia possa ter sido empregada. A produção pode advir de manipulação atômica, assim como os materializadores de comida da nave.
Rogerio em 16 Jan 2010 às11:58 am: 6
A realidade é que a Esfera de Dyson será sim utilizada em algum futuro distante.
Claro que não será na magnitude do filme de Star Trek ou mesmo na pensada por outras pessoas. Mas antevejo uma esfera de satelites do tamanho cada um da estação espacial espalhados por todo o sistema solar, prioritariamente entre a terra e mercurio recolhendo energia solar e retransmitindo a terra de alguma forma.
Rogerio em 16 Jan 2010 às11:59 am: 7
Continuando meu raciocionio.
Essa “esfera de satelites” claro que nao será continua,mas cada satelite separadoi por uma distancia minima entre um e outro de forma que um nao interfira com o outros e todos orbitando o sol em orbitaas estaveis.
bommesmo.com – Um lugar pra falar do que é Bom Mesmo! » Teoria do dia 0065 em 19 Aug 2011 às9:25 am: 8
[...] 1: “No futuro a humanidade construirá uma esfera Dyson em torno do [...]